segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A História da Viola Caipira - Parte 04 - Cordas, Ordem e Afinação

ANATOMIA DA VIOLA

Olá amigos!
Vamos continuar nosso aprendizado quanto a origem da viola e sua história surpreendente, vamos aprender um pouco mais... Vamos lá!

CORDAS, ORDEM E AFINAÇÃO

Em geral as cordas são de metal, mas já houve tempo em que se fazia corda das tripas de mico, macaco, coati e até ouriço. E houve muitas violas cujas primas, segundas e terceiras eram de origem animal. Quando soube disso minha primeira reação foi de nojo, confesso, mas para o tempo era o havia de melhor, tanto que antigos violeiros de Tietê e do Litoral afirmavam que eram excelentese que eram muito mais duráveis, pois as metálicas, devido ao ar marinho, enferrujam facilmente. Hoje os cordas são de seda e até de nylon.
Quanto a ordem das cordas da viola, a encordoada será para um violeiro destro e não canhoto.
Alguns caipiras guardam ainda o termo folclórico para designar as cordas de aço nº 9 e 10, chamam-nas de verdegais, o que nos fazem lembrar o nome das cordas da guitarra portuguesa. Aliás, a origem dos nomes das cordas nos dizem que o vocábulo conotilho vem do italiano "canatiglia". Toeira vem de toar, isto é, dar som forte, soar.

A afinação varia muito. Dizem alguns caipiras paulistas que há vinte e cinco afinações diferentes. Mas para eles o número 25 significa imensidade, o incontável.
No geral, as afinações da viola são conhecidas por nomes regionais. Conhecemos as seguintes afinações para violas:
Cebolão;
Cebolinha;
Ré Abaixo;
Castelhana;
Quatro pontos;
Oitavado;
Tempero mineiro;
Tempero pro meio;
Guariano;
Guaianinho;
Guaianão;
Temperão;
Som de Guitarra;
Cana verde;
Do Sossego;
Pontiado do Paraná.

A preferência pelas afinações também variam muito. Para cantar moda, a melhor afinação é o quatro-pontos e para cururu é afinação cana-verde. Cebolinha é boa também para moda. Cebolão é muito usada para dança do cateretê. Os violeiros mais jovens não conhecem tais afinações, suas violas são afinados como violão.

Abaixo afinações bem como as respectivas primeira, segunda e terceira posições:
 





Ficamos aqui!! Seguiremos nossa história em um próximo post que sairá em breve, onde falaremos sobre Lendas e Histórias da Viola Caipira!
Obrigado Amigos!!!


  Curso de Viola Caipira.
Aprenda a tocar Viola Caipira em 30 dias
SAIBA MAIS - COMO TOCAR VIOLA CAIPIRA EM 30 DIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário